Governo federal amplia atendimento de saúde para pessoas em situação de rua
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira (24), em São Paulo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua. A medida visa expandir o número de equipes e unidades móveis do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo cuidado integral e combatendo a aporofobia, o racismo e a LGBTQIA+fobia nas unidades de atendimento.
A iniciativa prevê a atuação de 392 equipes em todo o país e o repasse de 400 Unidades Móveis de Rua (UMR) até 2027, com um investimento de R$ 144 milhões. Essas unidades adaptadas permitirão a realização de exames, consultas e curativos diretamente onde a população se encontra, eliminando exigências burocráticas como o cartão SUS ou comprovante de residência.
O programa é estruturado em sete eixos que incluem a atenção integral, o enfrentamento às discriminações, monitoramento de dados e a proteção contra eventos climáticos extremos. A estratégia busca articular a saúde com outros setores para assegurar segurança alimentar e valorizar a participação ativa das pessoas em situação de rua na construção de políticas públicas.
