Brasil inicia emissão de títulos Panda na China
O Brasil formalizou o início do processo para sua primeira emissão de títulos públicos no mercado chinês, conhecidos como Panda Bonds. O ministro da Fazenda, Dario Durigan, entregou nesta quinta-feira (25) a Carta de Apresentação da República aos reguladores chineses, dando o primeiro passo para diversificar as fontes de financiamento da dívida pública e ampliar a presença do país junto aos investidores asiáticos.
A estratégia, que ainda depende de condições de mercado e trâmites operacionais, integra o Plano Anual de Financiamento de 2026. Além de reduzir a dependência de fontes únicas, a operação visa estabelecer uma referência para empresas brasileiras interessadas em captar recursos no exterior, seguindo o movimento de captação internacional iniciado pelo país em abril com a emissão em euros.
Paralelamente, o governo promove o programa Eco Invest Brasil, que busca captar recursos para a transformação ecológica. Com a meta de mobilizar R$ 50 bilhões em investimentos estratégicos, a missão oficial segue para o Japão e a Coreia do Sul, reforçando a estratégia de atrair mais de R$ 63 bilhões em capital externo, parte dos R$ 140 bilhões já direcionados ao Plano de Transformação Ecológica.
