Home / últimas noticias / Seminário do Samba Discute Políticas Culturais no Rio

Seminário do Samba Discute Políticas Culturais no Rio

Seminário do Samba Discute Políticas Culturais no Rio

Seminário do Samba Discute Políticas Culturais no Rio

Cantores, pesquisadores, gestores públicos e lideranças culturais reúnem-se no Rio de Janeiro até 24 de junho para o 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba. O evento tem como objetivo debater os desafios, potências e o papel fundamental dessa manifestação cultural no cenário brasileiro.

O encontro, iniciado nesta segunda-feira (22), acontece no Palácio Gustavo Capanema e no Renascença Clube. A programação propõe uma profunda reflexão sobre economia criativa, patrimônio cultural, memória, participação social, ocupação de espaços públicos e desenvolvimento territorial.

Organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), o seminário destaca as rodas de samba como importantes redes de sociabilidade, geração de renda, circulação cultural e preservação das tradições afro-brasileiras. Segundo Márcio Tavares, secretário executivo do MinC, a iniciativa visa articular ideias para políticas públicas com instrumentos de proteção, valorizando a cultura do samba de forma inovadora.

A programação inclui debates com nomes como Helena Theodoro, Tadeu Kaçula, Nilcemar Nogueira, Aline Calixto, Rafa Rafuagi, Zé Luiz do Império, Rogério Familia, Marina Iris e Thiago Carvalho, além de representantes do MinC, Funarte e Iphan. O encerramento, no dia 24 de junho no Renascença Clube, contará com a participação de Nei Lopes, Teresa Cristina, Moacyr Luz e Márcio Tavares, seguido por uma roda de samba em homenagem à Tia Surica, comandada por Marcelinho Moreira.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *