Seminário do Samba Discute Políticas Culturais no Rio
Cantores, pesquisadores, gestores públicos e lideranças culturais reúnem-se no Rio de Janeiro até 24 de junho para o 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba. O evento tem como objetivo debater os desafios, potências e o papel fundamental dessa manifestação cultural no cenário brasileiro.
O encontro, iniciado nesta segunda-feira (22), acontece no Palácio Gustavo Capanema e no Renascença Clube. A programação propõe uma profunda reflexão sobre economia criativa, patrimônio cultural, memória, participação social, ocupação de espaços públicos e desenvolvimento territorial.
Organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), o seminário destaca as rodas de samba como importantes redes de sociabilidade, geração de renda, circulação cultural e preservação das tradições afro-brasileiras. Segundo Márcio Tavares, secretário executivo do MinC, a iniciativa visa articular ideias para políticas públicas com instrumentos de proteção, valorizando a cultura do samba de forma inovadora.
A programação inclui debates com nomes como Helena Theodoro, Tadeu Kaçula, Nilcemar Nogueira, Aline Calixto, Rafa Rafuagi, Zé Luiz do Império, Rogério Familia, Marina Iris e Thiago Carvalho, além de representantes do MinC, Funarte e Iphan. O encerramento, no dia 24 de junho no Renascença Clube, contará com a participação de Nei Lopes, Teresa Cristina, Moacyr Luz e Márcio Tavares, seguido por uma roda de samba em homenagem à Tia Surica, comandada por Marcelinho Moreira.
