Polícia Federal desarticula esquema financeiro do Comando Vermelho
A Polícia Federal deflagrou a Operação Red Fox, em parceria com o Gaeco/MPF, para desmantelar um núcleo financeiro do Comando Vermelho. A investigação resultou na prisão de quatro integrantes responsáveis pela movimentação, ocultação e lavagem de recursos ilícitos destinados à compra de armas de fogo e drogas para abastecer a facção no Rio de Janeiro e em outros estados.
Dois investigados foram detidos no Suriname por meio de cooperação internacional e deportados ao Brasil, sendo presos em Belém, no Pará. Um dos homens é suspeito de movimentar R$ 150 milhões, enquanto a mulher atuava na logística financeira. Em território nacional, outras duas prisões ocorreram: uma no Rio de Janeiro, envolvendo um operador que pulverizava recursos em contas empresariais, e outra em Tabatinga, no Amazonas, focada na logística transnacional.
A 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro autorizou o bloqueio, sequestro e indisponibilidade de bens, direitos e valores até o limite de quase R$ 500 milhões. A medida visa atingir a capacidade econômica da organização criminosa, impedindo a dissipação patrimonial e interrompendo o financiamento de atividades ilícitas da facção.
