Home / últimas noticias / Governo utiliza lucros do petróleo para conter preços combustíveis

Governo utiliza lucros do petróleo para conter preços combustíveis

Governo utiliza lucros do petróleo para conter preços combustíveis

Governo utiliza lucros do petróleo para conter preços combustíveis

O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo brasileiro utilizou receitas extraordinárias da exportação de petróleo para atenuar o impacto da crise energética internacional no bolso dos consumidores. Segundo o ministro, a estratégia foi desenhada para blindar a população brasileira dos efeitos negativos gerados por conflitos globais, como a tensão entre EUA e Irã.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Moretti justificou a medida como uma questão de justiça social. Ele destacou que, como o Brasil é um exportador líquido de petróleo, o Estado não deveria lucrar com a valorização do produto enquanto a população arca com o aumento dos custos. O ministro classificou a ação como um sucesso, pontuando que o país teve um impacto nos preços muito menor em comparação à média internacional.

O governo ressaltou que, após um reajuste inicial no início dos conflitos, os preços dos combustíveis apresentaram trajetória de queda. Esse movimento, segundo Bruno Moretti, é resultado direto das medidas econômicas adotadas pela gestão federal somadas à dinâmica de mercado, garantindo que o repasse dos lucros extras fosse revertido em benefício direto para os brasileiros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *