Governo utiliza lucros do petróleo para conter preços combustíveis
O ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, afirmou nesta sexta-feira (26) que o governo brasileiro utilizou receitas extraordinárias da exportação de petróleo para atenuar o impacto da crise energética internacional no bolso dos consumidores. Segundo o ministro, a estratégia foi desenhada para blindar a população brasileira dos efeitos negativos gerados por conflitos globais, como a tensão entre EUA e Irã.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Moretti justificou a medida como uma questão de justiça social. Ele destacou que, como o Brasil é um exportador líquido de petróleo, o Estado não deveria lucrar com a valorização do produto enquanto a população arca com o aumento dos custos. O ministro classificou a ação como um sucesso, pontuando que o país teve um impacto nos preços muito menor em comparação à média internacional.
O governo ressaltou que, após um reajuste inicial no início dos conflitos, os preços dos combustíveis apresentaram trajetória de queda. Esse movimento, segundo Bruno Moretti, é resultado direto das medidas econômicas adotadas pela gestão federal somadas à dinâmica de mercado, garantindo que o repasse dos lucros extras fosse revertido em benefício direto para os brasileiros.
