SUS inicia teste com semaglutida no Rio Grande do Sul
O Ministério da Saúde iniciou, nesta sexta-feira (26), um projeto-piloto para a aplicação de semaglutida no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, conduzida no Rio Grande do Sul pelo Grupo Hospitalar Conceição, visa avaliar a eficácia clínica e a viabilidade econômica do uso do fármaco, pertencente à classe dos agonistas do receptor GLP-1, no tratamento da obesidade na rede pública.
O estudo terá duração de dois anos e contemplará 250 pacientes com obesidade grave ou comorbidades, incluindo aqueles com indicação para cirurgia bariátrica. Para participar, os selecionados devem ter diagnóstico de obesidade há pelo menos 12 meses e falha comprovada em tratamentos convencionais, como dietas e exercícios físicos, além de aptidão para a autoaplicação do medicamento.
A pesquisa conta com recursos da Fundação de Apoio da UFRGS e aporte da fabricante do medicamento. A iniciativa ocorre após a Conitec recomendar, em agosto do ano passado, a não incorporação da semaglutida e da liraglutida ao SUS, citando um impacto financeiro estimado em R$ 8 bilhões anuais.
