Home / últimas noticias / SUS inicia teste com semaglutida no Rio Grande do Sul

SUS inicia teste com semaglutida no Rio Grande do Sul

SUS inicia teste com semaglutida no Rio Grande do Sul

SUS inicia teste com semaglutida no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde iniciou, nesta sexta-feira (26), um projeto-piloto para a aplicação de semaglutida no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, conduzida no Rio Grande do Sul pelo Grupo Hospitalar Conceição, visa avaliar a eficácia clínica e a viabilidade econômica do uso do fármaco, pertencente à classe dos agonistas do receptor GLP-1, no tratamento da obesidade na rede pública.

O estudo terá duração de dois anos e contemplará 250 pacientes com obesidade grave ou comorbidades, incluindo aqueles com indicação para cirurgia bariátrica. Para participar, os selecionados devem ter diagnóstico de obesidade há pelo menos 12 meses e falha comprovada em tratamentos convencionais, como dietas e exercícios físicos, além de aptidão para a autoaplicação do medicamento.

A pesquisa conta com recursos da Fundação de Apoio da UFRGS e aporte da fabricante do medicamento. A iniciativa ocorre após a Conitec recomendar, em agosto do ano passado, a não incorporação da semaglutida e da liraglutida ao SUS, citando um impacto financeiro estimado em R$ 8 bilhões anuais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *