Judocas brasileiros conquistam bronzes no Grand Prix da China
O judô brasileiro iniciou sua jornada no Grand Prix de Qingdao, na China, com duas medalhas de bronze. O evento marca o início da contagem de pontos para o ranking olímpico dos Jogos de Los Angeles 2028. Na sexta-feira (26), dia de abertura do torneio, os judocas Larissa Pimenta (-52kg) e Ronald Lima (-66kg) garantiram seu lugar no pódio.
Larissa Pimenta, medalhista olímpica em Paris 2024, protagonizou uma luta emocionante contra a azerbaijana Gultaj Mammadaliyeva. Após começar em desvantagem com dois shidos, a brasileira reverteu o placar no golden score com um yuko. “É uma competição super importante, agora nesse início oficial de ciclo. Vim de dois quintos, no Grand Slam de Tóquio e no Grand Slam de Paris, então é muito bom ganhar esse bronze. Não me sinto satisfeita, mas estou feliz pelas conquistas internas”, declarou a atleta, que em abril foi hexacampeã no Pan-Americano no Panamá.
Para alcançar a disputa pelo bronze, Larissa venceu duas lutas consecutivas por yuko, superando a sul-coreana Jiyeon Kim na estreia e a chinesa Yuyi Zheng nas oitavas. Apesar de ser superada pela japonesa Kokoro Fujishiro nas quartas de final, a brasileira se recuperou na repescagem, vencendo a francesa Pauline Cuq também por yuko.
Ronald Lima complementou a conquista brasileira com seu bronze na categoria até 66kg. O meio-leve acumulou três vitórias consecutivas, derrotando Serdar Rahimov (Turcomenistão) na estreia, Dilshodbek Hamroyev (Uzbequistão) com um wazari e um yuko, e o russo Abdullakh Parchiev por ippon nas quartas. Após perder na semifinal para o cazaque Gusman Kyrgyzbayev, Ronald triunfou sobre o mongol Baskhuu Yondonperenlei com um yuko no golden score na disputa pela medalha de bronze.
“É uma medalha muito importante para mim, para começar bem a corrida olímpica”, afirmou o judoca paulista. A competição reúne cerca de 500 atletas de 58 países, com a delegação brasileira composta por 18 judocas.
