Anvisa e Receita apreendem milhares de cigarros eletrônicos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Receita Federal realizaram uma operação conjunta que resultou na apreensão de mais de 25 mil cigarros eletrônicos. Os dispositivos, que possuem comercialização proibida no Brasil, foram retirados de circulação durante a Operação Rede de Fumaça, deflagrada nesta semana.
Além dos dispositivos eletrônicos, a ação também confiscou 107 mil maços de cigarros convencionais contrabandeados. Segundo a Anvisa, o objetivo central da iniciativa é coibir a oferta de produtos irregulares no mercado nacional e reforçar a proteção à saúde pública, cumprindo as diretrizes estabelecidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 855/2024.
A agência destacou que o foco na fiscalização visa proteger especialmente o público jovem, considerado o principal alvo dos fabricantes. Além disso, estudos apontam que o uso de cigarros eletrônicos pode atuar como porta de entrada para o tabagismo, aumentando a probabilidade de migração dos usuários para o consumo de cigarros convencionais.
