Home / últimas noticias / Debate sobre políticas para mulheres no samba

Debate sobre políticas para mulheres no samba

Debate sobre políticas para mulheres no samba

Debate sobre políticas para mulheres no samba

O 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba, realizado no Rio de Janeiro de 22 a 24 de junho, aborda direitos trabalhistas e previdenciários, além de financiamento e políticas públicas voltadas para as mulheres trabalhadoras da cultura. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e reúne sambistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes de rodas de samba de todo o país para a elaboração de propostas.

O ministro da Cultura interino, Márcio Tavares, reconheceu que a legislação para trabalhadores da cultura é um desafio. Ele destacou que, dos 5 milhões de profissionais da área no Brasil, 70% enfrentam precarização. Tavares ressaltou a importância das rodas de samba para a economia criativa, ocupação urbana e identidade nacional, defendendo políticas públicas que fortaleçam essa manifestação cultural.

A primeira-dama Janja Lula da Silva enfatizou a necessidade de proteção social para as mulheres da cultura, sugerindo creches noturnas como exemplo. A cantora Teresa Cristina defendeu direitos previdenciários, como a aposentadoria, para garantir dignidade aos ídolos da música. Wanderso Luna, presidente da Rede de Rodas de Samba, comparou o potencial do samba a indústrias como a têxtil e automobilística, clamando por investimento e políticas estruturantes, e relembrou as origens políticas e sociais das rodas de samba no Rio de Janeiro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *