Governo federal lança primeiro Censo da População de Rua
O governo federal oficializou, nesta terça-feira (23), em Brasília, o início das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento, realizado no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), marcou um movimento estratégico para ampliar o acesso a direitos fundamentais e serviços públicos para este segmento populacional.
O levantamento, anunciado inicialmente em abril, tem como objetivo estabelecer um perfil demográfico e socioeconômico padronizado em âmbito nacional. O projeto-piloto ocorrerá em cinco capitais, contemplando as regiões do país: Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Manaus e Salvador. Segundo o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa rompe com uma tradição metodológica iniciada em 1872, passando a integrar oficialmente aqueles que não possuem domicílio fixo aos índices demográficos brasileiros.
Com previsão de execução entre 3 e 7 de julho de 2028 e resultados esperados para dezembro do mesmo ano, a medida foi celebrada pelo ministro da Secretaria-geral da Presidência, Guilherme Boulos, e pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello, como um referencial internacional. Lideranças como o Padre Júlio Lancellotti e Anderson Miranda, presidente do CIAMP-Rua, destacaram que a intervenção do IBGE corrige distorções de contagens municipais anteriores, superando uma histórica invisibilidade estatística desta parcela da população.
