Home / últimas noticias / Governo mantém cota zero para importação de elétricos

Governo mantém cota zero para importação de elétricos

Governo mantém cota zero para importação de elétricos

Governo mantém cota zero para importação de elétricos

O governo federal renovou por seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, a medida visa garantir melhores preços ao consumidor brasileiro e estimular a instalação de montadoras no país.

A decisão abrange um limite de US$ 463 milhões e entra em vigor a partir de 1º de julho do próximo ano. O ministro destacou que empresas em São Paulo e na Bahia já iniciaram a produção local de veículos híbridos e híbridos flex, reforçando a geração de empregos e renda, embora a medida enfrente críticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Paralelamente, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve o cronograma de elevação tarifária. A partir de julho, a tarifa para modelos SKD subirá para 35%, enquanto os modelos CKD permanecerão com alíquota de 14% até o final de 2026, atingindo 35% em janeiro de 2027, data em que a taxa de 35% será aplicada a todos os veículos importados.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *