Governo mantém cota zero para importação de elétricos
O governo federal renovou por seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, a medida visa garantir melhores preços ao consumidor brasileiro e estimular a instalação de montadoras no país.
A decisão abrange um limite de US$ 463 milhões e entra em vigor a partir de 1º de julho do próximo ano. O ministro destacou que empresas em São Paulo e na Bahia já iniciaram a produção local de veículos híbridos e híbridos flex, reforçando a geração de empregos e renda, embora a medida enfrente críticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Paralelamente, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve o cronograma de elevação tarifária. A partir de julho, a tarifa para modelos SKD subirá para 35%, enquanto os modelos CKD permanecerão com alíquota de 14% até o final de 2026, atingindo 35% em janeiro de 2027, data em que a taxa de 35% será aplicada a todos os veículos importados.
