Governo mantém tarifas de elétricos e renova cota zero
O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu manter o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. Em paralelo, o órgão aprovou a recriação de uma cota de importação com alíquota zero para modelos desmontados e semidesmontados, válida por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano, com um limite de US$ 463 milhões.
De acordo com o Gecex, veículos semidesmontados (SKD) terão a tarifa elevada para 35% em julho, enquanto modelos desmontados (CKD) mantêm a alíquota de 14% até o fim de 2026, atingindo 35% apenas em janeiro de 2027. A medida, que não se aplica a veículos totalmente montados, visa alinhar a política comercial brasileira à inovação, renovação da frota e redução de emissões de carbono.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) manifestou profunda preocupação com a decisão. Segundo a entidade, a manutenção das cotas com alíquota zero pode prejudicar os fabricantes instalados no Brasil, os trabalhadores do setor e a cadeia de empresas nacionais de autopeças, gerando impactos negativos sobre a produção local.
