Home / últimas noticias / Lula assina contratos para concluir fábrica de fertilizantes

Lula assina contratos para concluir fábrica de fertilizantes

Lula assina contratos para concluir fábrica de fertilizantes

Lula assina contratos para concluir fábrica de fertilizantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira (25) a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O projeto, que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contará com investimentos superiores a R$ 5 bilhões para sua conclusão.

A unidade estava paralisada desde 2015, mas teve sua viabilidade técnica e econômica atestada pela Petrobras. Durante a cerimônia, Lula destacou a importância da obra e lamentou o atraso na execução. Segundo o Palácio do Planalto, o empreendimento é fundamental para elevar a produção nacional de fertilizantes e reduzir a dependência externa do Brasil.

A expectativa é que a fábrica inicie operação comercial em 2029, produzindo 1,3 milhão de toneladas de ureia anualmente, o que representa cerca de 16% da demanda nacional. Com a conclusão desta e de outras unidades previstas no PAC, a Petrobras projeta atender 35% do mercado interno de ureia, combatendo um cenário onde, anteriormente, a totalidade do insumo era importada.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *