Orquestra Chiquinha Gonzaga realiza turnê musical pela China
A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga (OSJCG), composta por estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro, prepara-se para sua sexta turnê internacional, desta vez na China. O grupo, que conta com 58 musicistas, apresentará um repertório que celebra a música brasileira e elementos da cultura chinesa em Pequim e Xangai durante o Ano Cultural Brasil-China.
Nathaly Joyce, estudante de 21 anos e flautista, destaca a importância da iniciativa para o intercâmbio cultural. A orquestra, criada há cinco anos, já passou por países como Portugal, Espanha e Estados Unidos, além de uma apresentação para o papa Leão XIV no Vaticano. O projeto busca promover a autonomia e a inserção profissional de jovens talentos musicais.
Vinculado ao programa Geração de Sons, o projeto atende mais de 900 meninas em polos de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. A formação ocorre em três etapas, abrangendo desde o ensino musical básico a partir dos 7 anos até a Academia de Monitoras, que prepara as jovens para o mercado de trabalho após a conclusão do ensino superior.
