Home / últimas noticias / São Paulo amplia captação no Rio Paraíba do Sul

São Paulo amplia captação no Rio Paraíba do Sul

São Paulo amplia captação no Rio Paraíba do Sul

São Paulo amplia captação no Rio Paraíba do Sul

O estado de São Paulo obteve autorização excepcional para aumentar a captação de água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A medida visa reforçar o Sistema Cantareira, que atende cerca de 10 milhões de pessoas na região metropolitana paulista e opera atualmente na faixa de atenção com 39% de sua capacidade total.

O acordo foi formalizado em Brasília entre os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a mediação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. A decisão permite elevar a transposição do reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari para o reservatório Atibainha de 162 hm³ para até 268,28 hm³, com vazão máxima de 8,5 m³/s, com validade até 31 de dezembro de 2026.

A Sabesp será responsável por mitigar impactos decorrentes da redução do nível nos reservatórios das usinas Jaguari, Santa Branca, Paraibuna e Funil. O governo fluminense assegurou que a operação não compromete o abastecimento local, lembrando que, caso o Cantareira atinja 60% de sua capacidade, a captação adicional poderá ser suspensa.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *