São Paulo amplia captação no Rio Paraíba do Sul
O estado de São Paulo obteve autorização excepcional para aumentar a captação de água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A medida visa reforçar o Sistema Cantareira, que atende cerca de 10 milhões de pessoas na região metropolitana paulista e opera atualmente na faixa de atenção com 39% de sua capacidade total.
O acordo foi formalizado em Brasília entre os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a mediação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. A decisão permite elevar a transposição do reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari para o reservatório Atibainha de 162 hm³ para até 268,28 hm³, com vazão máxima de 8,5 m³/s, com validade até 31 de dezembro de 2026.
A Sabesp será responsável por mitigar impactos decorrentes da redução do nível nos reservatórios das usinas Jaguari, Santa Branca, Paraibuna e Funil. O governo fluminense assegurou que a operação não compromete o abastecimento local, lembrando que, caso o Cantareira atinja 60% de sua capacidade, a captação adicional poderá ser suspensa.
