Home / últimas noticias / Governo federal lança primeiro Censo da População de Rua

Governo federal lança primeiro Censo da População de Rua

Governo federal lança primeiro Censo da População de Rua

Governo federal lança primeiro Censo da População de Rua

O governo federal oficializou, nesta terça-feira (23), em Brasília, o início das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento, realizado no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), marcou um movimento estratégico para ampliar o acesso a direitos fundamentais e serviços públicos para este segmento populacional.

O levantamento, anunciado inicialmente em abril, tem como objetivo estabelecer um perfil demográfico e socioeconômico padronizado em âmbito nacional. O projeto-piloto ocorrerá em cinco capitais, contemplando as regiões do país: Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Manaus e Salvador. Segundo o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa rompe com uma tradição metodológica iniciada em 1872, passando a integrar oficialmente aqueles que não possuem domicílio fixo aos índices demográficos brasileiros.

Com previsão de execução entre 3 e 7 de julho de 2028 e resultados esperados para dezembro do mesmo ano, a medida foi celebrada pelo ministro da Secretaria-geral da Presidência, Guilherme Boulos, e pela ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello, como um referencial internacional. Lideranças como o Padre Júlio Lancellotti e Anderson Miranda, presidente do CIAMP-Rua, destacaram que a intervenção do IBGE corrige distorções de contagens municipais anteriores, superando uma histórica invisibilidade estatística desta parcela da população.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *