Programa promove liderança feminina no sistema de justiça brasileiro
As organizações Justa, Themis e Fórum Justiça lançaram o programa Caminhos para Liderança de Mulheres na Justiça, que visa ampliar a representatividade feminina em cargos de magistratura, promotoria e defensoria pública. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho.
A iniciativa selecionará 30 candidatas para um ciclo de dez meses, incluindo mentorias, encontros presenciais e vivências internacionais focadas em gestão e governança. O projeto busca fortalecer uma rede de contatos entre as participantes, priorizando a pluralidade étnico-racial e a representação de todas as cinco regiões do país no processo seletivo.
A medida enfrenta desigualdades históricas, como no Supremo Tribunal Federal, onde apenas três mulheres presidiram a corte em 135 anos, frente a 170 homens. O cenário se repete no Ministério Público Federal, que teve apenas uma mulher na liderança em 75 anos, e nos tribunais estaduais, onde 75% dos comandos, ou 20 de 27, ainda são masculinos. Interessadas devem enviar currículo, carta de motivação, referência e pagar uma taxa de R$100,00.
