Secretaria de Saúde confirma novos casos de sarampo
O estado de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (26) três novos casos de sarampo em crianças com idades entre 6 meses e 1 ano. Dos três infectados, dois meninos e uma menina, dois não possuíam histórico de vacinação e nenhum apresentou registro de viagens recentes. Todos os pacientes já evoluíram para a cura.
Com essas ocorrências, o estado contabiliza cinco casos da doença em 2026. Os dois registros anteriores, um bebê de 6 meses e um homem de 42 anos, foram considerados importados e também já foram curados. Diante do cenário, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) recomendou a dose zero da tríplice viral para bebês de 6 a 11 meses e 29 dias na capital e em Guarulhos.
A SES-SP reforça que a dose zero é uma medida adicional e não substitui o calendário vacinal regular, que prevê a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. O Centro de Vigilância Epidemiológica intensificou ações de bloqueio e vacinação em áreas de grande circulação para conter a disseminação do vírus, enquanto o Brasil mantém o status de país livre da doença.
