Lula assina contratos para concluir fábrica de fertilizantes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta quinta-feira (25) a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. O projeto, que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contará com investimentos superiores a R$ 5 bilhões para sua conclusão.
A unidade estava paralisada desde 2015, mas teve sua viabilidade técnica e econômica atestada pela Petrobras. Durante a cerimônia, Lula destacou a importância da obra e lamentou o atraso na execução. Segundo o Palácio do Planalto, o empreendimento é fundamental para elevar a produção nacional de fertilizantes e reduzir a dependência externa do Brasil.
A expectativa é que a fábrica inicie operação comercial em 2029, produzindo 1,3 milhão de toneladas de ureia anualmente, o que representa cerca de 16% da demanda nacional. Com a conclusão desta e de outras unidades previstas no PAC, a Petrobras projeta atender 35% do mercado interno de ureia, combatendo um cenário onde, anteriormente, a totalidade do insumo era importada.
