Brasil envia missão humanitária após terremotos na Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o envio de uma missão humanitária à Venezuela nesta sexta-feira (26). A operação, realizada em um avião KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), parte do Aeroporto de Guarulhos com 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de oito técnicos da Defesa Civil Nacional e da Agência Nacional de Telecomunicações, carregando nove toneladas de equipamentos de busca e salvamento.
Em contato telefônico com a presidenta encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, Lula manifestou a solidariedade do governo brasileiro. Um segundo voo está previsto para o sábado, transportando um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painel solar, medicamentos e materiais cirúrgicos, enquanto o Ministério da Saúde brasileiro mantém articulação para o envio de insumos adicionais e profissionais da saúde.
Os terremotos de magnitudes 7,5 e 7,2 atingiram a região de Morón, no estado de La Guaira, provocando 188 mortes confirmadas e deixando mais de 1,5 mil pessoas hospitalizadas. Estimativas extraoficiais da sociedade civil indicam que o número de desaparecidos pode ultrapassar 40 mil, em um cenário de ampla destruição que segue sendo monitorado pelo governo brasileiro para a prestação de auxílio contínuo.
