Comunidade Negra Acende Fogueira em Tradição Centenária
Moradores do Quilombo Urbano Mineiro Pau, localizado em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, celebram uma tradição de mais de 150 anos. A celebração, que teve início com Manoel Caetano Madeira, homem negro nascido escravizado em 1841, consiste no acendimento de uma fogueira em 29 de junho, dia dedicado a São Pedro e São Paulo, mas que para a comunidade reverencia o orixá Xangô.
Manoel Caetano Madeira, que viveu 41 anos sob o regime escravista, nunca deixou de acender a fogueira como forma de manifestar suas crenças. Seu bisneto, Fausto Manoel Madeira Neto, atual guardião da tradição, explica que a fogueira era intrinsecamente dedicada a Xangô, embora Manoel a chamasse de fogueira de São Pedro e São Paulo para disfarçar.
A fogueira servia como um ponto de encontro para fortalecer vínculos comunitários, transmitir conhecimentos ancestrais, proteger identidades e manter vivas referências culturais e formas de resistência. Mais do que uma tradição familiar, a Fogueira de Xangô é considerada um patrimônio vivo, uma estratégia de preservação da memória, afirmação da ancestralidade e continuidade cultural.
Após a morte de Manoel Caetano Madeira, em 1946, seu filho Fausto Manoel Madeira deu continuidade à tradição em Santa Cruz, onde se mudou. Mais tarde, Fausto Madeira Neto assumiu a responsabilidade, dando prosseguimento à fogueira até os dias atuais, promovida pelo Terreiro de Umbanda São Pedro e São Paulo – Kabiúna do Sertão e a Obra Social Filhos da Razão e Justiça (OSFRJ).
A comunidade, majoritariamente preta, utiliza o terreiro para fortalecer a cultura antirracista, a educação e o trabalho social. Diariamente, são distribuídas 140 refeições, e ações educativas e a Dança do Mineiro Pau, uma dança folclórica afro-brasileira com bastões de madeira, são realizadas para as crianças.
Fausto Neto pretende manter a tradição acesa por mais 500 anos, passando o legado de resistência e ancestralidade para seus três filhos e futuras gerações, garantindo que a chama da fogueira nunca se apague. O Festejo Junino do Quilombo Mineiro Pau, gratuito, terá apresentações de dança, jongo, música popular, comidas típicas e celebração da ancestralidade.
