Conta de luz permanece na bandeira amarela em julho
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária de energia permanecerá amarela durante o mês de julho. A decisão implica a manutenção da cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos por usuários conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo o órgão regulador, a medida é reflexo das condições hidrológicas desfavoráveis típicas do período seco. A redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas exige o acionamento de usinas termelétricas, que operam com custos de geração mais elevados, justificando a permanência da bandeira amarela, ativa desde o mês de abril.
O sistema de bandeiras tarifárias, implementado em 2015, sinaliza os custos reais da geração de energia. Enquanto a bandeira verde não gera acréscimos, a amarela e a vermelha (patamares 1 e 2) indicam aumentos sucessivos. Atualmente, a bandeira vermelha patamar 1 adiciona R$ 4,46 a cada 100 kWh, enquanto o patamar 2 impõe um custo extra de R$ 7,87 por 100 kWh.
