Home / últimas noticias / Jogos da Seleção alteram consumo de energia no Brasil

Jogos da Seleção alteram consumo de energia no Brasil

Jogos da Seleção alteram consumo de energia no Brasil

Jogos da Seleção alteram consumo de energia no Brasil

A participação da seleção brasileira na Copa do Mundo gera impactos diretos na rede elétrica nacional. Durante a partida contra a Escócia, realizada no Hard Rock Stadium, em Miami, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma queda drástica na demanda de energia, que baixou 9.058 MW entre o início do jogo e o fim do primeiro tempo. O volume de energia economizado equivale ao consumo médio somado dos estados do Rio de Janeiro e do Pará.

O ONS, órgão responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), monitora essas variações por meio de uma operação especial. Dados revelam que, às 18h25, a carga era de 98 mil MW, caindo 7 mil MW até o início da partida. Ao final do primeiro tempo, o consumo subiu 5,6 mil MW em apenas nove minutos, atingindo o maior patamar de rampa de elevação registrado nas últimas três edições da Copa do Mundo.

Após o término da partida, com a classificação da seleção para a próxima fase, o consumo nacional cresceu 8.546 MW em 18 minutos, montante comparável à soma da carga média de Paraná e Bahia. O diretor-geral do ONS, Marcio Rea, destacou que a operação precisa ser ágil para responder a essas oscilações comportamentais dos torcedores. A próxima partida da seleção ocorre na segunda-feira, contra o Japão, em Houston.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *