Crianças de quatro anos recebem nova dose contra poliomielite
A partir de 3 de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliará o esquema vacinal contra a poliomielite, passando a oferecer uma dose de reforço adicional para crianças de 4 anos. A nova estratégia prioriza exclusivamente o uso da vacina inativada, administrada via injeção, em todas as cinco etapas do calendário vacinal.
A mudança foi oficializada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) após recomendação da Câmara Técnica Assessora em Imunizações. A decisão de suprimir a vacina oral, composta por vírus enfraquecido, visa eliminar o risco remoto de mutações do vírus vacinal, garantindo maior segurança à população infantil.
Isabela Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), reforça a importância da atualização da caderneta de vacinação para menores de 5 anos, público com maior risco de complicações graves. Embora o Brasil esteja livre da pólio há 37 anos, a imunização segue como o único método eficaz para evitar a reintrodução da doença, que pode causar paralisia e morte.
