Home / últimas noticias / Governo federal anuncia primeiro censo nacional da população rua

Governo federal anuncia primeiro censo nacional da população rua

Governo federal anuncia primeiro censo nacional da população rua

Governo federal anuncia primeiro censo nacional da população rua

O governo federal oficializou em Brasília o início das ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento, realizado no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), destacou estratégias para ampliar o acesso a serviços públicos e garantir direitos fundamentais desse segmento populacional.

O levantamento inédito mapeará o perfil demográfico e socioeconômico em todo o país para subsidiar políticas públicas. A fase inicial será testada em cinco capitais, contemplando Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Manaus e Salvador. O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, ressaltou que a iniciativa rompe com uma tradição metodológica iniciada em 1872, que focava exclusivamente em residentes com domicílio fixo.

Com execução prevista entre 3 e 7 de julho de 2028 e resultados em dezembro do mesmo ano, a medida foi celebrada por autoridades como Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-geral da Presidência, e Janine Mello, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Padre Júlio Lancellotti e Anderson Miranda, presidente do CIAMP-Rua, classificaram a ação como uma vitória histórica que corrige a invisibilidade estatística e a manipulação de dados anteriormente praticadas por gestões municipais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *