IBGE anuncia primeiro censo da população em situação rua
O governo federal oficializou em Brasília as ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, que será conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento, realizado no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacou estratégias para ampliar o acesso a serviços públicos e garantir a proteção social deste grupo.
O levantamento inédito irá mapear o perfil demográfico e socioeconômico em todo o país para subsidiar políticas públicas eficazes. A fase inicial contemplará as capitais Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Manaus e Salvador. O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, afirmou que a iniciativa rompe com a metodologia adotada desde 1872, que focava exclusivamente em residentes com domicílios fixos.
Com execução prevista para julho de 2028 e resultados em dezembro do mesmo ano, a medida foi celebrada por autoridades como o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Guilherme Boulos, e a ministra dos Direitos Humanos, Janine Mello. O Padre Júlio Lancellotti e o presidente do CIAMP-Rua, Anderson Miranda, também destacaram a importância da iniciativa para corrigir distorções históricas e a invisibilidade estatística dessa população.
