Home / últimas noticias / IBGE anuncia primeiro censo da população em situação rua

IBGE anuncia primeiro censo da população em situação rua

IBGE anuncia primeiro censo da população em situação rua

IBGE anuncia primeiro censo da população em situação rua

O governo federal oficializou em Brasília as ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua, que será conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento, realizado no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacou estratégias para ampliar o acesso a serviços públicos e garantir a proteção social deste grupo.

O levantamento inédito irá mapear o perfil demográfico e socioeconômico em todo o país para subsidiar políticas públicas eficazes. A fase inicial contemplará as capitais Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Manaus e Salvador. O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, afirmou que a iniciativa rompe com a metodologia adotada desde 1872, que focava exclusivamente em residentes com domicílios fixos.

Com execução prevista para julho de 2028 e resultados em dezembro do mesmo ano, a medida foi celebrada por autoridades como o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Guilherme Boulos, e a ministra dos Direitos Humanos, Janine Mello. O Padre Júlio Lancellotti e o presidente do CIAMP-Rua, Anderson Miranda, também destacaram a importância da iniciativa para corrigir distorções históricas e a invisibilidade estatística dessa população.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *