Governo institui comitê para reduzir mortalidade indígena no Brasil
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, instituiu oficialmente nesta quarta-feira (24) o Comitê de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena. O grupo operará no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) com o objetivo de formular estratégias eficazes para combater os óbitos nestas populações.
O colegiado terá como atribuições a criação de diretrizes e do Plano de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena. As ações levarão em conta as particularidades de cada Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), realizando o monitoramento contínuo de indicadores de saúde, a análise de fatores de risco e a avaliação das medidas implementadas regionalmente.
A iniciativa também promove a articulação entre o poder público, a sociedade civil e lideranças indígenas, incluindo especialistas em medicinas tradicionais. Para áreas com povos isolados ou de recente contato, o comitê adotará protocolos rigorosos de precaução, respeitando a autodeterminação e a proteção integral das culturas e territórios tradicionais.
