Home / últimas noticias / Governo institui comitê para reduzir mortalidade indígena no Brasil

Governo institui comitê para reduzir mortalidade indígena no Brasil

Governo institui comitê para reduzir mortalidade indígena no Brasil

Governo institui comitê para reduzir mortalidade indígena no Brasil

A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, instituiu oficialmente nesta quarta-feira (24) o Comitê de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena. O grupo operará no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) com o objetivo de formular estratégias eficazes para combater os óbitos nestas populações.

O colegiado terá como atribuições a criação de diretrizes e do Plano de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena. As ações levarão em conta as particularidades de cada Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), realizando o monitoramento contínuo de indicadores de saúde, a análise de fatores de risco e a avaliação das medidas implementadas regionalmente.

A iniciativa também promove a articulação entre o poder público, a sociedade civil e lideranças indígenas, incluindo especialistas em medicinas tradicionais. Para áreas com povos isolados ou de recente contato, o comitê adotará protocolos rigorosos de precaução, respeitando a autodeterminação e a proteção integral das culturas e territórios tradicionais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *