Navios cruzam Estreito de Ormuz sob plano da ONU
Embarcações iniciaram a travessia pelo Estreito de Ormuz como parte de um plano de retirada coordenado pela Organização Marítima Internacional (OMI), braço da ONU. A informação foi confirmada por um porta-voz da entidade nesta quarta-feira (24), embora detalhes específicos sobre as embarcações não tenham sido revelados.
Dados de rastreamento da LSEG indicam que ao menos dois navios de granéis sólidos e uma embarcação de carga atravessaram o estreito nas últimas 12 horas. Paralelamente, outros 35 navios comerciais, incluindo cargueiros e porta-contêineres, preparam-se para realizar o mesmo trajeto, conforme análise da Reuters baseada em dados da LSEG e da MarineTraffic.
O esquema logístico, desenvolvido ao longo de meses, visa garantir a passagem segura de centenas de navios e cerca de 11 mil marítimos que estavam retidos na região do Golfo. A OMI oficializou a implementação da estratégia na terça-feira.
