Governo lança plano para combater trabalho infantil digital
O governo federal lançou na última quinta-feira (25) o novo Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com diretrizes voltadas para políticas públicas até 2035. A iniciativa busca combater as condições estruturais que levam crianças ao trabalho proibido, com foco especial no monitoramento do ambiente digital, onde o trabalho infantil tem sido naturalizado sob o risco de exploração de imagem e assédio virtual.
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a necessidade de intensificar a rede de proteção para atender 1,6 milhão de jovens em situação de vulnerabilidade, ressaltando que o problema exige mobilização de toda a sociedade. Durante o evento, a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, enfatizou que 66% das vítimas são crianças e adolescentes negros, reforçando a importância de um viés étnico-racial nas estratégias de erradicação.
O coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Roberto Padilha, defendeu que a vigência de 10 anos do plano garantirá maior estabilidade no planejamento de longo prazo contra ciclos de pobreza. O plano também se alinha ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/25). A representante do Conanda, Helen Hipólito, de 18 anos, reforçou a urgência de erradicar a cultura de exploração infantil que, segundo ela, sacrifica a infância em prol de interesses adultos.
