Home / últimas noticias / Governo lança plano para combater trabalho infantil digital

Governo lança plano para combater trabalho infantil digital

Governo lança plano para combater trabalho infantil digital

Governo lança plano para combater trabalho infantil digital

O governo federal lançou na última quinta-feira (25) o novo Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com diretrizes voltadas para políticas públicas até 2035. A iniciativa busca combater as condições estruturais que levam crianças ao trabalho proibido, com foco especial no monitoramento do ambiente digital, onde o trabalho infantil tem sido naturalizado sob o risco de exploração de imagem e assédio virtual.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a necessidade de intensificar a rede de proteção para atender 1,6 milhão de jovens em situação de vulnerabilidade, ressaltando que o problema exige mobilização de toda a sociedade. Durante o evento, a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros, enfatizou que 66% das vítimas são crianças e adolescentes negros, reforçando a importância de um viés étnico-racial nas estratégias de erradicação.

O coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Roberto Padilha, defendeu que a vigência de 10 anos do plano garantirá maior estabilidade no planejamento de longo prazo contra ciclos de pobreza. O plano também se alinha ao Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (Lei nº 15.211/25). A representante do Conanda, Helen Hipólito, de 18 anos, reforçou a urgência de erradicar a cultura de exploração infantil que, segundo ela, sacrifica a infância em prol de interesses adultos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *