Home / últimas noticias / Governo mantém tarifas de carros elétricos com novas cotas

Governo mantém tarifas de carros elétricos com novas cotas

Governo mantém tarifas de carros elétricos com novas cotas

Governo mantém tarifas de carros elétricos com novas cotas

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. Simultaneamente, o órgão aprovou a criação de uma cota de importação com alíquota zero para modelos desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD), válida por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano, com um limite de US$ 463 milhões.

De acordo com as novas regras, os veículos semidesmontados (SKD) terão a tarifa elevada para 35% a partir de julho, enquanto os modelos totalmente desmontados (CKD) permanecerão com alíquota de 14% até o final de 2026, atingindo 35% apenas em janeiro de 2027. A medida visa alinhar a política comercial brasileira a metas de descarbonização, inovação e renovação da frota automotiva.

A decisão gerou reações negativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que manifestou grande preocupação. A entidade alega que a manutenção das cotas com alíquota zero pode prejudicar a produção local, os trabalhadores do setor e a cadeia de fornecedores de autopeças, conforme apontado por sindicatos e representantes da indústria.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *