Lula entrega equipamentos de radioterapia em hospitais brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta tarde, da entrega de um acelerador linear no Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo. O aparelho, uma das tecnologias mais modernas para o tratamento oncológico, integra um pacote de 105 unidades contratadas nos últimos três anos para atender todos os estados brasileiros. Com a nova aquisição, a expectativa é ampliar em 30% a capacidade de atendimento da instituição, reduzindo o tempo de espera para o início do tratamento de 45 para 10 dias.
Durante a cerimônia, foram oficializados novos convênios com o Ministério da Saúde que somam R$ 166,7 milhões em investimentos, focados no tratamento de pacientes com câncer. Na mesma ocasião, o Hospital Santa Marcelina obteve a certificação de Hospital de Ensino Nível 1. O evento também marcou a entrega simultânea de aceleradores em Fortaleza (CE), no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, e em Sinop (MT), no Hospital Santo Antônio, além da assinatura para a compra de 20 tomógrafos para o SUS.
O presidente Lula também destacou a expansão do programa Aqui Tem Mais Especialistas, que leva atendimento médico e odontológico gratuito à população por meio de vans e carretas. Desde 2023, foram contratados 155 aceleradores lineares, com 44 equipamentos já inaugurados e a previsão de entrega de outros 70 até 2026. A estratégia nacional visa reduzir vazios assistenciais e diminuir o deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos.
