Home / últimas noticias / Lula entrega equipamentos de radioterapia em hospitais brasileiros

Lula entrega equipamentos de radioterapia em hospitais brasileiros

Lula entrega equipamentos de radioterapia em hospitais brasileiros

Lula entrega equipamentos de radioterapia em hospitais brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta tarde, da entrega de um acelerador linear no Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo. O aparelho, uma das tecnologias mais modernas para o tratamento oncológico, integra um pacote de 105 unidades contratadas nos últimos três anos para atender todos os estados brasileiros. Com a nova aquisição, a expectativa é ampliar em 30% a capacidade de atendimento da instituição, reduzindo o tempo de espera para o início do tratamento de 45 para 10 dias.

Durante a cerimônia, foram oficializados novos convênios com o Ministério da Saúde que somam R$ 166,7 milhões em investimentos, focados no tratamento de pacientes com câncer. Na mesma ocasião, o Hospital Santa Marcelina obteve a certificação de Hospital de Ensino Nível 1. O evento também marcou a entrega simultânea de aceleradores em Fortaleza (CE), no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, e em Sinop (MT), no Hospital Santo Antônio, além da assinatura para a compra de 20 tomógrafos para o SUS.

O presidente Lula também destacou a expansão do programa Aqui Tem Mais Especialistas, que leva atendimento médico e odontológico gratuito à população por meio de vans e carretas. Desde 2023, foram contratados 155 aceleradores lineares, com 44 equipamentos já inaugurados e a previsão de entrega de outros 70 até 2026. A estratégia nacional visa reduzir vazios assistenciais e diminuir o deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *