Home / últimas noticias / Ministro anuncia queda histórica do analfabetismo no Brasil

Ministro anuncia queda histórica do analfabetismo no Brasil

Ministro anuncia queda histórica do analfabetismo no Brasil

Ministro anuncia queda histórica do analfabetismo no Brasil

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, confirmou em Fortaleza que o Brasil atingiu a menor taxa de analfabetismo de sua história entre a população com 15 anos ou mais. Dados da Pnad Educação 2025, do IBGE, apontam 8,4 milhões de brasileiros não alfabetizados, o que representa 4,9% da população, o menor índice desde o início da série histórica em 2016.

Segundo o ministro, o patamar indica que o analfabetismo deixou de ser um problema estrutural no país, conforme parâmetros da Unesco. O resultado é atribuído a políticas de recomposição de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde 2023, que geraram 40 mil matrículas adicionais, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste.

O governo federal destacou a melhoria simultânea em indicadores como abandono, reprovação e distorção idade-série, sem perda de qualidade pedagógica. A gestão citou o investimento de mais de R$ 40 bilhões no Fundeb, a expansão de escolas em tempo integral e o impacto positivo do programa Pé-de-Meia na frequência escolar dos alunos do ensino médio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *