Ministro anuncia queda histórica do analfabetismo no Brasil
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, confirmou em Fortaleza que o Brasil atingiu a menor taxa de analfabetismo de sua história entre a população com 15 anos ou mais. Dados da Pnad Educação 2025, do IBGE, apontam 8,4 milhões de brasileiros não alfabetizados, o que representa 4,9% da população, o menor índice desde o início da série histórica em 2016.
Segundo o ministro, o patamar indica que o analfabetismo deixou de ser um problema estrutural no país, conforme parâmetros da Unesco. O resultado é atribuído a políticas de recomposição de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) desde 2023, que geraram 40 mil matrículas adicionais, com foco especial nas regiões Norte e Nordeste.
O governo federal destacou a melhoria simultânea em indicadores como abandono, reprovação e distorção idade-série, sem perda de qualidade pedagógica. A gestão citou o investimento de mais de R$ 40 bilhões no Fundeb, a expansão de escolas em tempo integral e o impacto positivo do programa Pé-de-Meia na frequência escolar dos alunos do ensino médio.
