Home / últimas noticias / Policiais armados em escola municipal geram debate pedagógico

Policiais armados em escola municipal geram debate pedagógico

Policiais armados em escola municipal geram debate pedagógico

Policiais armados em escola municipal geram debate pedagógico

A Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) declarou que os quatro policiais militares agiram conforme os protocolos da corporação ao entrarem armados, incluindo o porte de fuzil, na Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Bento. O episódio, ocorrido em 12 de novembro do ano passado, foi motivado por uma queixa de um pai, soldado da PM, referente a um desenho da orixá Iansã feito por sua filha de 4 anos.

Em nota oficial, a SSP justificou que a equipe foi acionada para um desentendimento escolar e que o armamento permaneceu em posição segura, junto ao corpo. A diretora da unidade, Aline Aparecida Nogueira, afirmou na época que a escola não realiza doutrinação religiosa, mas sim segue um currículo antirracista, e relatou ter sido coagida pela equipe policial durante a permanência de mais de uma hora no local.

Especialistas como Beatriz Cortez, do Cempec, e o advogado Paulo Peixoto criticaram a intervenção. Argumentam que a presença policial foi inadequada por se tratar de um conflito pedagógico e não de uma situação de emergência ou flagrante delito. O caso levanta discussões sobre o cumprimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino de cultura africana e indígena nas escolas brasileiras.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *