Home / últimas noticias / Policiais do Bope retiram câmeras durante Operação Contenção

Policiais do Bope retiram câmeras durante Operação Contenção

Policiais do Bope retiram câmeras durante Operação Contenção

Policiais do Bope retiram câmeras durante Operação Contenção

Uma investigação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), conduzida pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), revelou que 17% dos 51 policiais do Bope analisados retiraram as câmeras corporais durante a Operação Contenção, em outubro do ano passado. Em 7,8% dos casos, há indícios de obstrução proposital, enquanto 82% dos registros indicam o uso correto dos equipamentos.

A operação, realizada nos Complexos da Penha e do Alemão contra o Comando Vermelho, resultou em mais de 120 mortes, incluindo cinco policiais. O MPRJ já apresentou oito denúncias contra 27 policiais militares por crimes como furto, invasão de domicílio e obstrução de câmeras. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Polícia Federal realize uma perícia completa nas imagens captadas.

Para assegurar o controle externo, o MPRJ instaurou procedimentos investigatórios, ouviu mais de 200 agentes e iniciou oitivas com presos e familiares das vítimas. Desde dezembro de 2025, o órgão expediu recomendações às secretarias de Segurança Pública, Polícia Civil e Polícia Militar focadas na redução da letalidade, no cumprimento da ADPF 635 e no aprimoramento do uso das câmeras operacionais portáteis.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *