Projeto digital capacita líderes em seis biomas brasileiros
O governo federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou nesta sexta-feira (26) o Labic Biomas. O programa nacional de cultura digital visa capacitar 4 mil lideranças comunitárias para enfrentar desafios como a exclusão digital e a desinformação em territórios da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
Segundo Fabiano Piúba, secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, a iniciativa busca integrar o conhecimento técnico e acadêmico às práticas culturais locais. A proposta introduz o conceito de biomas culturais e digitais, conectando políticas de preservação ambiental com o desenvolvimento de competências em comunicação e inovação cidadã em 30 coletivos selecionados.
A pró-reitora de Extensão da UFRJ, Ivana Bentes, destacou que o projeto priorizará cinco cidades pequenas para garantir uma formação mais capilarizada e diversa. O foco é fornecer ferramentas para que agentes culturais não apenas naveguem em ambientes digitais, mas produzam conteúdos significativos a partir das características singulares de cada um dos seis biomas naturais do Brasil.
